Bolo de chocolate muito, muito úmido e com uma ganache de caramelo (que você pode pensar que fica doce demais, mas eu garanto que não!) sensacional.
O sabor de caramelo nessa ganache é como um “toque de caramelo”: você sente que ele está ali, mas não transforma o bolo em um bolo sabor caramelo. E aah, para os admiradores de caramelo salgado, é super possível adicionar aquela pitada de flor de sal ao preparo.
A massa desse bolo por si só já é úmida por conta da reação química que acontece entre os ingredientes: bicarbonato de sódio e iogurte (ácido) reagem formando bolhas de ar na massa que mantém a umidade do bolo.
Além da umidade natural da massa (prove uma rebarba quando estiver montando o bolo pra ver como fica úmido mesmo!) ele ainda leva uma calda de chocolate pra deixar ainda mais úmido e especial.
E pra não ter complicação a mesma ganache de caramelo que usei para rechear o bolo também serviu como cobertura. Você prepara tudo de uma vez só enquanto o bolo assa, depois aplica a cobertura com uma espátula e polvilha cacau por cima. Fica lindo, lindo!
Quanto ao chocolate usado para preparar tanto a massa do bolo quanto recheio e cobertura, faz toda a diferença!Quanto melhor for o chocolate em termos de qualidade, melhor será o resultado final do bolo. Falando sobre o percentual de sólidos de cacau, já fiz essa massa de bolo usando chocolate 70% e 54,5% e o resultado foi positivo das duas maneiras, embora eu prefira com o chocolate 54,5%. Se você for usar um chocolate que não mostre a quantidade de sólidos de cacau na composição, use um meio-amargo.
Agora vamos à receita que está explicadinha passo a passo, etapa por etapa e pronta para imprimir, enviar por whatsapp, e-mail e afins… Me contem quando fizerem e enviem as dúvidas!
BOLO DE CHOCOLATE COM GANACHE DE CARAMELO
INGREDIENTES
Bolo de chocolate muito úmido
Recheio e cobertura – ganache de caramelo
- 450g de iogurte natural (sem açúcar, sem sabor)
- 340g de chocolate meio amargo (usei o Callebaut 54,5%)
- 200g de manteiga sem sal
- 300g de açúcar
- 250g de farinha de trigo
- 10g de fermento em pó (2 colheres de chá)
- 10g de bicarbonato de sódio (2 colheres de chá)
- 25g de chocolate em pó (50% cacau, o dos frades)
- 45mL de água fervente
- 6 ovos
- 1 pitada de sal
Calda
- 2 colheres de sopa de água
- 190g de açúcar (1 xícara)
- 100g de manteiga sem sal
- 1 xícara de creme de leite fresco em temperatura ambiente(200g)
- 350g de chocolate amargo (usei o 54,5% da Callebaut)
- 1 pitada de flor de sal (opcional)
- 40g de leite condensado
- 6g de cacau em pó (100% cacau)
- 65mL de leite integral
PREPARO
Bolo de chocolate muito úmido
Recheio e cobertura – ganache de caramelo
- – Comece preparando duas assadeiras redondas de 21cm de diâmetro e 7cm de altura. Unte com spray desmoldante ou com manteiga e cacau em pó. Pré aqueça o forno a 180°C enquanto prepara a massa.
- – Em uma vasilha coloque a farinha, sal, bicarbonato e fermento
- – Em outra vasilha adicione os ovos e o açúcar e bata bem até ficarem claros
- – Leve em banho maria o chocolate, o iogurte e a manteiga até que derretam e virem uma mistura homogênea.
- – Dissolva o chocolate em pó na água fervente em um outro recipiente e mexa bem pra que todos os gruminhos se desfaçam. Junte essa mistura na mistura de chocolate derretido.
- – Adicione a mistura dos ovos na mistura da farinha e mexa. Em seguida adicione a mistura dos chocolates e misture até ficar homogêneo. Divida a massa igualmente entre as duas assadeiras e leve para assar no forno já pré aquecido a 180°C. Retire os bolos do forno assim que estiverem sequinhos ao fazer o teste do palito.
Calda
- – Em uma panela grande coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo e mexa conforme forem se formando gruminhos de açúcar
- – Quanto o açúcar dissolver completamente e ficar com cor de caramelo, adicione a manteiga
- – Mexa até ficar homogêneo e adicione o creme de leite fresco
- – Mexa bem até que tudo se misture
- – Desligue o fogo e adicione o chocolate (bem picado caso esteja usando chocolate em barra)
- – Mexa até o chocolate derreter e a mistura ficar sem nenhum gruminho
- – Caso você vá adicionar flor de sal ao preparo, esse é o momento. Coloque flor de sal a gosto e misture
- – Tampe com plástico filme em contato (isso evita que se forme uma camada cristalizada por cima) e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente
Montagem
- – Misture o leite condensado com o cacau em pó até dissolver todos os gruminhos. Vá esmagando os gruminhos com uma espátula para ajudar
- – Junte o leite aos outros ingredientes e mexa até ficar uma mistura homogênea e bem líquida
- – Reserve
*créditos da receita dessa massa de bolo: Raiza Costa – Rainha da Cocada
- – Com os bolos completamente frios, corte cada um deles em duas camadas iguais. Se for necessário retire o topo do bolo para nivelar. Aproveite para provar essa massa sensacional!
- – Forre a assadeira que usou para assar um dos bolos com saquinhos de congelar alimentos abertos, um para cada lado. É necessário deixar abas dos saquinhos sobrando para fora da assadeira para ajudar na hora de desenformar. Se quiser pode usar tiras grossas de acetato ao invés dos saquinhos
- – Separe 450g da ganache de caramelo para rechear o bolo. Serão 3 camadas de recheio e em cada uma você usará 150g do recheio. O restante reserve para a cobertura do bolo
- – Coloque uma camada de bolo no fundo da assadeira (sobre os saquinhos), umedeça com 1/4 da calda e disponha uma parte do recheio por cima (150g). Espalhe o recheio sobre a camada
- – Coloque outra parte de bolo, molhe com mais 1/4 da calda e aplique mais 150g de recheio. Repira o processo com a próxima camada e bolo, calda, recheio e finalize com bolo e calda
- – Feche as abas do plástico que ficaram para fora da assadeira, tampando o topo do bolo
- – Leve para a geladeira por 4h ou para o freezer por 1h para firmar
- – Retire da geladeira/freezer e cubra com a ganache que ficou reservada usando uma espátula para ajudar
- – Polvilhe cacau em pó peneirado por cima da ganache ou decore à gosto
Nenhum comentário:
Postar um comentário